Trending

CONHEÇA A RAPOSA VOADORA, UM BICHO QUE VIVE DE CABEÇA PARA BAIXO

Raposa voadora, um animal simpático, extremamente inteligente. Vê o mundo quase sempre ao contrário, pois vive de cabeça para baixo. É o único mamífero que consegue realizar um vôo sustentado. A mãe é muito apegada ao filhote. Embora não sendo recomendado o contato com os humanos, sempre que isto acontece à raposa voadora mostra-se dócil e mansa como um animal doméstico. Infelizmente encontra-se na lista dos animais ameaçados de extinção. Tudo isto porque, seu maior predador que é o homem, invadiu seu território com plantações de frutas, justamente o alimento preferido das raposas voadoras. Com isto, o conflito é inevitável e o perdedor é sempre o animal.

Com cara de raposa e um corpo um pouco parecido com o de um morcego, é mais ou menos do tamanho de um gato. É encontrada em ambientes tropicais e subtropicais do hemisfério sul, com maior incidência na costa australiana. É derivado em quatro espécies; vermelhas, pretas, cinzentas e as pequenas. São responsáveis diretamente pela manutenção dos ecossistemas nativos das florestas tropicais onde vivem, pois como se alimentam de frutas, contribuem para a dispersão de sementes e à polinização em grandes áreas.
Com a invasão de seu território pelo homem, esses animais correm risco de extinção. Em geral enroscam-se em fios elétricos ou são abatidas a tiros por fazendeiros. No estado de New South Wales, Austrália, mesmo com a ameaça de extinção, o governo permite a matança desses animais com o pretexto da proteção das plantações. Sendo está uma prática já abolida nos outros estados.

Assim, a população da raposa voadora diminuiu em 35% na última década. Para esses fazendeiros e para o governo parece que o mais importante não é a preservação da floresta, um componente extremamente importante contra a mudança climática, mas sim o lucro imediato com suas plantações de frutas. Em alguns estados, outras medidas tem sido tomadas, como a cobertura das árvores frutíferas com redes e outros meios menos agressivos para esses animais.
Os filhotes da raposa voadora são muito dependentes da mãe e só podem alimentar-se de forma independente depois de 12 semanas. Muitas mães voam para alimentar-se nas árvores frutíferas das fazendas onde são alvejadas por tiros. Com a morte da mãe, o filhote morre de fome e de sede ou cai da árvore e é vítima de outros predadores naturais. É uma situação bastante triste totalmente causada pelo homem. Antes da presença deste em seu território, esses animais viviam em paz contribuindo para o crescimento das florestas tropicais.
Há na Austrália algumas organizações dedicadas às raposas voadoras. Uma delas é a The Ku-ring-gai Bat Conservation Society, que recolhe os filhotes órfãos e os cuida e alimenta até que possam ser devolvidos à natureza. Alguns e inclusive até adultos, feridos pelos fazendeiros não podem mais regressar à natureza e ficam nos criadouros da referida organização.

Dados técnicos

Descrição: A raposa voadora “Grey-headed” tem o corpo marrom escuro e a cabeça cinzenta e um colar avermelhado em volta do pescoço. Pele é grossa no pé e no tornozelo para servir de sustentação nos galhos das árvores. Vivem em grandes grupos nas copas das árvores. A espécie maior chega a 25 cm.

Habitat: florestas ou nos manguezais. Até 150 km da costa.

Alimento: Come a fruta e a flor das árvores nativas, e o néctar das árvores do eucalipto. Nas cidades comerá a fruta das plantas de jardim tais como Pawpaws.

Reprodução: A estação de acoplamento é março ou abril, e o único filhote nasce em outubro. O bebê não tem pêlos quando nasce e é carregado pela mãe por 4 ou 5 semanas até que o pêlo cresça. Os jovens podem voar em 8 ou 10 semanas de idade e alimentar-se independente ao redor de 12 semanas.
Maior incidência: Austrália oriental da costa central de Queensland a Victoria.
Contato com humanos: Embora não seja um animal agressivo, não é recomendado às pessoas que não sejam tratadores vacinados contra raiva, manusear esses animais. Uma pequena parcela desses animais pode transmitir raiva aos humanos. (Fontes: The Ku - ring-gai Bat Conservation Society- Agência ANDA) Leonardo Bezerra


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
Jornal Defesa dos Animais
Compartilhe